sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mojica de atun


Ingredientes:

1 kg de posta de atum
1/2 kg de cabeça de peixe
1/2 amarrado de coentro
200gr de requeijão (copo)
200gr de creme de leite (1 lata)
1 folha de louro
1/2 pimentão verde
4 dentes de alho
2 cebolas pequenas
300 ml de azeite de oliva
2 litros de água
50ml de extrato de tomate
1/2kg de mandioca em cubos grandes
l0ml de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a macaxeira e reserve, sem retirar de dentro da água.
Tempere com sal, limão e pimenta do reino as postas de atum, reserve, deixando marinar por uns 15 minutos. Em seguida. Saltei-as (passar rapidamente) na metade do azeite quente (150ml) com cuidado para não desfazer os pedaços e reserve. Ponha as posta em uma travessa.
Ponha as cabeças de peixe para cozinhar (apenas com água), reduzindo o caldo até aproximadamente 1 litro. Retire as cabeças de peixe do caldo deixando esfriar, peneire o caldo e reserve. Retire a carne das cabeças do peixe e ponha dentro do caldo.
Em outra panela, refogue na metade do azeite restante o alho, a cebola, o pimentão e o louro e em seguida acrescente o extrato de tomates. Quando estiver refogado acrescente o caldo do peixe que estava reservado, deixe cozinhar por 5 minutos, retires do fogo e depois passe no liquidificador com a macaxeira (aipim) acrescente a macaxeira aos pouco, o creme de leite e o requeijão, se ficar muito grosso acrescente um pouco do caldo que cozinhou a macaxeira. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos formando em creme não muito grosso. Retire do fogo.
Pique finamente o coentro e acrescente ao creme mexendo.
Despeje sobre o creme sobre as postas do atum.

Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário